A Revista Reflexão, do Instituto de
Filosofia da PUC-Campinas, assim resume o artigo de FRANCISCO DE PAULA SOUZA, sobre ÉTICA
E POLÍTICA NO PENSAMENTO DE MAQUIAVEL, in verbis:
"O presente artigo analisa o pensamento político de Maquiavel à
luz da nova metodologia por ele empregada na construção da ciência política. Mostra
que a utilização dessa metodologia confere à política maquiaveliana seu estatuto
epistemológico de verdadeira ciência, construída a partir da observação direta dos
fatos políticos e dos ensinamentos da História, libertando, conseqüentemente, a
ciência política das imposições da Metafísica de Aristóteles e da tradição
religiosa. A conquista de autonomia pela ciência política maquiaveliana perante a
Metafísica e a Religião, consagra também sua independência e separação em relação
à Ética. O autor observa, entretanto, que, a política, enquanto ciência, se apresenta
destituída de compromissos éticos derivados do exercício da atividade política."
(In: REVISTA REFLEXÃO, ISSN 0102-0269, nº 77, p. 11-21)
O programa - www.observatoriodaimprensa.com.br
- trata das relações da mídia com o "Terceiro Setor", enquanto agentes
econômicos e/ou sociais diferenciados em relação ao Mercado e ao Estado, que são os
outros dois "setores". Vale lembrar que o INSTITUTO AYRTON SENNA, representado
no referido programa, é um dos beneficiados pela Ação Popular da FIA, autos nº
2000.61.00.002789-4.
Pergunta: O que a teoria política de MAQUIAVEL tem a ver com o
"Terceiro Setor"?
Resposta: Aparentemente pura e simplesmente 500 anos de História a
separam do "Terceiro Setor", mas uma observação mais cuidadosa pode revelar
"outros 500"...
A separação da política frente à religião, marcante do período
medieval para o moderno, conferindo autonomia de ação para ambas, é parte de um
processo social de satisfação de necessidades humanas, materiais e/ou não. Tal
constatação histórica, agora transvalorada para os dias atuais, é evidenciada pela
participação relevante de parcela do tecido social coletivo de Você Cidadania
originária dos movimentos religiosos nas práticas voluntárias do "Terceiro
Setor", procurando satisfazer de forma utilitária as necessidades econômicas e/ou
sociais não atendidas pelo Estado.
Em poucas e outras palavras o "Terceiro Setor", englobando
aquele conteúdo religioso, pratica uma ética própria e autônoma em relação ao campo
de ação político institucional. Vale lembrar, para concluir, que as populares
"Santas Casas" são também beneficiadas por Ações Populares que reclamam
indenizações dos gastos no tratamento das doenças causadas pelas doenças das epidemias
tabágica e alcoólica.
Sinceramente,
Carlos Perin Filho
Home Page