Conversas com Filósofos(as) Brasileiros e Você Cidadania

Home Page

VINICIUS TORRES FREIRE, ao escrever as ‘orelhas’ do livro CONVERSAS COM FILÓSOFOS BRASILEIROS (Editora 34 - editora34@uol.com.br  - 2000), assim conclui, in verbis:

"(....)

Os depoimentos deste livro sugerem que fica para trás a idéia de que um estudioso nacional de filosofia não possa ser mais que um monge copista de um conhecimento sem muito sentido evidente, mas que deve ser preservado. Melhor, os debates mais ou menos involuntários destas Conversas mostram que o pensamento filosófico daqui é poroso. Que o debate político pode fazer com que o mundo vibre as cordas do universo paralelo da filosofia, e que ela reflita, nos termos da sua música distante, algo da vida nesta periferia do mundo. Resta, porém, a grande questão, sempre reposta neste livro, sobre o que ainda é possível na política nacional: ela subsiste ainda pelos cantos, mas sob risco crescente de sufocação pelo poder da finança mundializada, do poder norte-americano e pelas teias jurídicas que os legitimam - o Império.

Vinicius Torres Freire"

Na obra, MARCOS NOBRE e JOSÉ MARCIO REGO entrevistam MIGUEL REALE, HENRIQUE DE LIMA VAZ, GERD BORNHEIM, BENEDITO NUNES, JOSÉ ARTHUR GIANNOTTI, OSWALDO PORCHAT, RUY FAUSTO, LEANDRO KONDER, BENDO PRADO JR., GUIDO ANTÔNIO DE ALMEIDA, RAUL LANDIM FILHO, TÉRCIO SAMPAIO FERRAZ JR., MARILENA CHAUI, PAULO ARANTES, CARLOS NELSON COUTINHO e BALTHAZAR BARBOSA FILHO.

Pergunta: O que Você Cidadania tem com a Filosofia?

Resposta: A resposta fica por conta da UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - www.usp.br - e da FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA PARA O VERTIBULAR - www.fuvest.br - in verbis:

"filosofia

(....)

O curso visa formar o professor e o pesquisador, a partir da compreensão da unidade indissolúvel das duas atividades, ou seja, da visão de que a atividade docente decorre da pesquisa e de que o exercício da capacidade crítica, essencial ao estudioso da filosofia, somente se adquire no trato intensivo com as formas históricas do pensamento, consideradas na originalidade que as relaciona e diferencia. Com isso se procura preservar o perfil específico da filosofia e, ao mesmo tempo, enfatizar a relevância da reflexão criticamente inserida no universo da cultura e aberta à multiplicidade de suas manifestações.

O objetivo é proporcionar ao futuro professor e pesquisador uma formação compatível com a tarefa pedagógica, entendida sobretudo como um trabalho de emancipação das consciências e de capacitação para uma cidadania efetiva. A amplitude dessa orientação permite ainda ao bacharel em Filosofia o exercício de outras atividades, principalmente ligadas ao campo cultural." (In: A UNIVERSIDADE E AS PROFISSÕES - edição ano 2000, p. 96, negrito meu)

Vale lembrar que o Advogado, que também é Cidadão, usa com freqüência a Filosofia nas Petições Administrativas e/ou Ações Populares para defender Você Cidadania contra e/ou a favor a Administração Pública, sendo a Filosofia do Direito (destaque para MIGUEL REALE in FILOSOFIA DO DIREITO, www.saraiva.com.br ) e a Lógica Paraconsistente (cf. NEWTON C. A. DA COSTA in ENSAIO SOBRE OS FUNDAMENTOS DA LÓGICA, Hucitec, 2ª ed. 1994), evoluções teóricas e/ou práticas da Filosofia Geral.

Sinceramente,

 

Carlos Perin Filho


Home Page